domingo, 29 de setembro de 2024

A Festa de Léo


Título Original – A Festa de Léo
País de Origem – Brasil
Diretor – Luciana Bezerra/Gustavo Melo
Gênero – Drama
Duração – 85 minutos
Ano – 2023

Mais uma narrativa do cinema nacional que não é uma ideia inédita, porém é interessante e coloca em evidência temáticas sociais que podem e devem ser discutidas exaustivamente. Estamos aqui falando do papel da mulher na sociedade, submissão ao homem, responsabilidade e, sobretudo, amor paterno.

A Festa de Léo” é uma narrativa que aborda um pouco de cada um desses temas acima citados ao mostrar o cotidiano da vida de Rita, uma moradora da favela do Vidigal. Ela prepara uma festa para seu filho que fará 12 anos de idade, mas no decorrer disso tudo descobre que seu marido roubou o dinheiro da festa e ainda tem dívidas com a comunidade que podem lhe custar a própria vida.

A obra vai nos mostrando uma fragilidade do seio familiar ao nos depararmos com um pai que é bastante ausente e que também não cumpre as funções de marido. Enquanto isso vemos uma esposa que é permissiva diante dos atos ilícitos do seu companheiro. Ela, de certa forma, parece sempre arrumar uma desculpa para encobrir as falhas do cônjuge. Será isso tudo feito em nome do amor? E daí então também nos questionamos: será isso, de fato, amor?

Em meio a todo esse caos e confusão de situações e sentimentos, a narrativa vai se desenrolando. Rita, uma mulher como tantas outras em nosso mundo, vai tentando driblar a situação para que as coisas não terminem com um final trágico. E no decorrer da obra, o espectador torce para que a protagonista consiga vencer e também se libertar.

O filme traz algumas situações dramáticas e outras até mesmo hilárias. É um roteiro bem amarrado e com atuações bastante dignas. Não há uma estética cinematográfica rebuscada e nem mesmo movimentos de câmera que possam ser considerados ousados, porém o mais importante é que a obra funciona e, acima de tudo, traz momentos bastante reflexivos ao público. Se você é um amante de cinema nacional, confira com bastante atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário