Essa animação dramática conta com a direção de Michael Govier e Will McCormack. Ambos também são roteiristas da obra e fazem aqui um trabalho que é bem curto, mas certeiro e com passagens reflexivas e melancólicas. E tudo isso também conta com belíssimos traços, arte bem elaborada e ausência de diálogo. História feita para você mergulhar e sentir. Simples assim.
A narrativa é a seguinte: Pai e mãe estão em luto pela morte da filha que foi vítima de um tiroteio na escola. Em meio ao distanciamento, vazio e dor emocionais, ambos relembram os momentos de alegria, união e laços familiares que eram tão fortes e presentes. Além das lembranças, há indícios e insinuações de reconciliação entre o casal e que parecem passar despercebidos.
Essa obra foi lançada no dia 20 de novembro, ou seja, Dia das Crianças nos Estados Unidos. Data sugestiva para um lançamento como este, afinal de contas é um trabalho que fala sobre a criança, os pais e o amor e união entre todos eles. Mais do que isso, uma narrativa que aborda a morte, a perda e o luto. Além disso, o curta nos traz uma temática atual que é a violência e, neste caso, ela acontece em um local que teoricamente deveria ser improvável: a escola.
Alguns aspectos do filme nos chamam a atenção: a arte é simples, mas encantadora; ótima estética apresentando cores opacas e sem vida que simbolizam a perda e o sofrimento; a presença do ente querido se mostrando viva em todos os cômodos da casa e também nas lembranças; o uso das cores mais vibrantes criando a possibilidade de uma reconciliação entre o casal que vive uma dor profunda e representando também um sinal de esperança.
“Se Algo Acontecer... Te Amo” foi produzido pela atriz Laura Dern e é uma experiência comovente, sensível, por vezes até poética e bate fundo lá no coração, na alma. Faz pensar e refletir sobre vários pontos: a vida que pulsa e num piscar de olhos se vai, a violência na qual todos estamos expostos, a vivência e aceitação do luto, a falta de oportunidade de conseguir dizer que amamos para quem partiu repentinamente. ASSISTAM!
Bela resenha! Sabe dizer se está disponível em algum streaming? Eduardo Andrade aqui.
ResponderExcluirEdu, desculpe a demora na resposta.
ExcluirSim, está disponível na Netflix.
Vale ver e muito.