Título Original – Kreuz des Südens
País de Origem – Áustria
Diretor – Barbara Eder
Gênero – Suspense/Drama
Duração – 90 minutos
Ano – 2015
Essa obra foi feita para a televisão e se trata de uma história que reúne suspense, policial e boas pitadas de drama. A direção é de Barbara Eder, profissional pouco conhecida em terras brasileiras e que já conduziu vários projetos para a TV e também para o cinema. Dentre suas narrativas encontramos títulos como: “Inside America”, “Thank You for Bombing”, “Bárbaros” e “Enxame”.
Vejam do que se trata a história: Após sofrer um grave acidente, o investigador Tommy Wehrschitz é afastado do cargo para recuperar sua saúde. Com isso ele decide ir para uma cidadezinha e vender uma propriedade que herdou de seu pai. Chegando ao local, ele percebe que a cidade que é aparentemente pacata e tranquila guarda inúmeros segredos e fatos obscuros.
O argumento se apresenta até mais interessante do que a própria obra fílmica. Não que esta não seja, mas é um filme com um andamento um pouco mais lento e que segue uma linha mais distinta dos suspenses americanos com os quais estamos mais habituados a contemplar. Não há tanta intensidade nas ações, mas sim nas intenções e no psicológico dos personagens. Isso é natural, visto que estamos lidando com uma narrativa europeia.
Há algumas surpresas no decorrer do filme, atuações dignas e uma fotografia que se apresenta como o ponto forte. Aqui falamos especialmente dos planos gerais que nos mostram os ambientes bucólicos e de intensa paz que justamente entram em contraste com a perturbação que boa parte da cidade carrega em seus corações. Essa linguagem e estética são de extrema grandeza para se contar a história.
É um trabalho interessante e bem-feito. Vale ver. Não há dúvidas sobre isso. Se você é um apreciador de suspense, assista com cautela e se lembre que o clima e o ritmo são europeus, portanto, há um mergulho no universo interior dos personagens e que explora os sentimentos e dramaticidade de cada um deles, assim como também revela determinados problemas do contexto social como a separação e o abandono, elementos muito presentes em nossa sociedade nos dias de hoje. Assista e reflita sobre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário