segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

A Avó

 


Título Original – La Abuela 
País de Origem – Espanha/França/Bélgica 
Diretor – Paco Plaza  
Gênero – Terror/Suspense 
Duração – 100 minutos 
Ano – 2021 

É fato que os fãs dos filmes de terror têm sofrido um bocado nos últimos tempos. Nem sempre a gente se depara com produções que conseguem surpreender ou relatar uma boa história. De certa forma isso não acontece com o filme “A Avó”. Embora não seja algo completamente inédito ou inovador, a obra de Paco Plaza consegue convencer e deixar um clima obscuro e sombrio durante todo o tempo.  

Susana é uma modelo parisiense que tem que voltar às pressas para Madri. Pilar, sua avó, sofreu um derrame cerebral e necessita de cuidados. Com a intenção de ficar poucos dias no país, Susana começa a providenciar uma cuidadora, mas coisas estranhas começam a acontecer e tudo parece perder o controle.  

Paco Plaza já é um diretor conhecido entre os adoradores do terror. Ele dirigiu “[Rec]” e suas duas sequências e também obras como “Verônica: Jogo Sobrenatural”, “Quem com Ferro Fere” e “Irmã Noite”. Por este currículo já conseguimos perceber que ele entende muito bem a respeito do mundo sobrenatural.  

A Avó” consegue trazer o espectador a um mundo profundamente escuro, enigmático e assustador. Certamente é aí que o filme traz um ponto muito forte, além de ter um roteiro bem construído e que, de maneira geral, exige bastante atenção do público para entender melhor a trama. E, diga-se de passagem, é uma trama muito boa e que também carrega uma crítica quanto ao envelhecimento do ser humano.  

A performance das atrizes Almudena Amor (Susana) e Vera Valdez (Pilar) são convincentes e elas conseguem dar vida e força aos seus respectivos personagens. Há momentos em que os olhares e expressões faciais de Pilar são assustadores e, consequentemente, o desespero e a tensão de Susana aumentam com intensidade. E cabe a nós contemplar tudo isso e aguardar o mistério que o desfecho irá revelar.   

A fotografia, figurino e iluminação dão conta do recado e fazem a narrativa brilhar e assustar muita gente. Na verdade, mais do que assustar, o público fica angustiado e aflito diante do que vê. E já deixamos os caros leitores aqui avisados: atentem-se ao final. É SURPREENDENTE e traz uma conclusão GENIAL. Apreciem sem qualquer tipo de moderação.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário